Gerenciamento e Execução de Planos, Projetos e Programas Ambientais

A grande mola propulsora para o crescimento da Bicho do Mato no mercado de consultorias Premium. 

Conhecida nacionalmente pelos excelentes trabalhos de monitoramento e resgate de fauna e flora, a Bicho do Mato amplia seu portfólio e agrega produtos do meio físico e socioeconômico.

235

Estudos e Programas de resgate e monitoramento de fauna.

75

Estudos de Inventário Florestal e Florísticos

79

Estudos e Programas Físico e Socioeconômico

Clique no botão e receba uma cotação!

Interessado em nossos serviços?

Serviços de Oferecidos

Educação Ambiental

As atividades de educação ambiental e comunicação social da Bicho do Mato ja garantiu o acesso a educação, conhecimento, informação, interação e desenvolvimento para mais de 3000 crianças e adolescentes. As campanhas de educação ambiental são desenvolvidas a partir do atendimento a condicionante de cada empreendimento. Entre 2015 e 2019, a Bicho do Mato atendeu 54 municípios em um projeto com mais de 20 tipos de oficinas e palestras entre no trecho da ferrovia EFVM em Minas Gerais e Espírito Santo.

As atividades de EA podem se distinguir, em
I – desenvolvimento de ações de comunicação informando sobre o empreendimento ou atividade, incluindo seus impactos ambientais;
II – plano de comunicação social, incorporando os riscos, os impactos e as condicionantes ambientais dos empreendimentos autorizados e licenciados;
III – realização de oficinas socioambientais;
IV – apoio às experiências socioambientais;
V- apresentação pública do cumprimento das condicionantes do empreendimento, especialmente para solicitação de renovação da licença.

Estudo de Reserva Legal

De acordo com a Lei 12.651/2012, todo imóvel rural deve manter uma área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal. Trata-se de área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. Sua dimensão mínima em termos percentuais relativos à área do imóvel é dependente de sua localização.

A Bicho do Mato tem a capacitação técnica para assessorar e desenvolver estudos de área de reserva legal observando, por exemplo, quando a Área de Preservação Permanente (APP) pode ser considerada como Área de Reserva Legal (ARL); as alternativas de exploração econômica na Área de Reserva Legal; bem como orientar acerca das alternativas para a regularização da Área de Reserva Legal e de Recuperação Ambiental da ARL.

Gerenciamento de Fazenda

Ações de mapeamento, afugentamento, resgate, transporte, recepção e manejo da fauna doméstica e silvestre que vem a ser retirada dentro da área de Dam Break (Estudos de Ruptura Hipotética) devido ao acionamento do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Ainda são contempladas ações de monitoramento da fauna silvestre e de comunicação aos tutores dos animais resgatados.

Em 2019 fomos responsáveis pelo gerenciamento de fazendas e estruturas da Vale S.A em Barão de Cocais e região, realizando o cuidado de mais de 3 mil animais domésticos das famílias afetada pelo contingenciamento da barragem de Gonco-soco, fazendo o controle da saúde dos animais, desde a alimentação e vacinas até técnicas inovadoras como a de enriquecimento ambiental. Ainda foram realizadas, visitas planejadas para os donos dos animais.

Gestão diária de 3 fazendas e 2 sítios, com galinhas, porcos, bovinos, cachorros, gatos, aves. O projeto contou com mais de 100 pessoas da comunidade local e estruturas para a moradia, cuidados e lazer aos animais.

Manejo de fauna e controle de risco aeroportuário

O Plano de Manejo de Fauna e Controle Aeroportuário tem como objetivo principal controlar a presença da fauna neste sítio aeroportuário, realizando o manejo dela, evitando incidentes ou acidentes causados pela colisão com as aeronaves.

Objetivos Específicos Identificar as espécies de aves que constituem ameaça potencial para a segurança de voo, em função dos riscos de colisões com aeronaves quando em seu momento de aproximação, pouso e decolagem;
Identificar os pontos críticos de atração de aves dentro dos limites do respectivo aeroporto e em suas imediações circunscritas na Área de Segurança Aeroportuária (ASA);
Estabelecer um programa de ações voltado a evitar a ocorrência de incidentes e acidentes aeronáuticos envolvendo colisões com a fauna, sobretudo aves;
Eliminar os fatores e as situações ambientais que contribuem para a atração da fauna na área em questão (pontos críticos);
Evitar que espécies de animais se reproduzam próximo à pista de pouso e decolagem, bem como evitar que as mesmas utilizem o sítio aeroportuário como local de abrigo, repouso e alimentação;
Indicar metodologias adequadas para o controle das populações de espécies que constituem ameaça potencial para a segurança de voo; Reduzir significativamente as colisões de fauna com aeronaves

Monitoramento Arqueologico

A Bicho do Mato executa projetos de monitoramento arquelógico, como em obras de construção e escavações. Essa ferramenta do licenciamento ambiental é uma importante medida de prevenção de impactos diretos e indiretos contra o patrimônio arqueológico, decorrentes de obras civil. Além disso, o monitoramento visa assegurar a integridade física de prováveis bens arqueológicos que possam existir no solo da área diretamente afetada.

Algumas das etapas do monitoramento arqueológico, englobam:
Descrição e registro fotográfico do material de interesse arqueológico;
Interdição do local onde foi identificado o material até o resgate do mesmo;
Comunicar oficialmente o IPHAN e aguardar instrução deste órgão;
Elaborar Projeto de Resgate do Patrimônio Arqueológico ou obter autorização precária para o resgate.

Monitoramento da Biodiversidade

A Bicho do Mato executa, desde 2017, um dos maiores projetos de diagnóstico e monitoramento da Biodiversidade na bacia do Rio Doce para a Fundação RENOVA. Iniciou com a elaboração do Plano de Ação para Conservação da Biodiversidade Terrestre da Bacia do Rio Doce que culminou com a edição de um livro sobre esta fauna terrestre registrada na extensão de Minas Gerais ao Espírito Santo. Após o diagnóstico os trabalhos de monitoramento da fauna terrestre continuam sendo executados pela Bicho do Mato.

Monitoramento de Animais Atropelados

Os Programas de Proteção à Fauna em ferrovias e rodovias têm como objetivo tratar e mitigar os impactos relacionados à fauna em emprendimentos lineares. O programa envolve muitas ações entre elas destacam-se: o monitoramento de atropelamento de fauna, monitoramento de passagens inferiores de fauna, monitoramento de outras medidas mitigadoras, como por exemplo as Passagens de fauna sobtrilhos. Todas as ações são baseadas na Instrução normativa 13 do IBAMA que estabelece os procedimentos para a padronização metodológica dos planos de amostragem de fauna exigidos nos estudos ambientais necessários para o licenciamento ambiental de rodovias e ferrovias além da padronização metodológica também para etapa de monitoramento, após a emissão da Licença de Operação, caso haja atividades de monitoramento previstas para essa etapa. Tem-se um alto padrão de análises utilizando os padrões espaço-temporais através de programas de análises espaciais e estátisticas, como por exemplo KDE+, Programa Siriema e o Programa de análise estatística R. A Bicho do Mato tem uma grande esxperiência nessas área em trabalhos realizados na Ferrovia Norte Sule e Ferrovia Centro Atlântica, pela VLi, e em Salobo na empresa Vale.

Monitoramento de Fauna

O conhecimento sólido aliado ao sucesso em grandes monitoramentos de fauna silvestre faz da Bicho do Mato uma potência nestes projetos. Desde a aplicação de métodos científicos consagrados até o desenvolvimento de metodologia própria.

Monitoramento com radio telemetria
Monitoramento de atropelados
Monitoramento de espécies em extinção

O Monitoramento de Fauna acompanha as populações e comunidades faunísticas, visando identificar e documentar eventuais alterações nos parâmetros biológicos das populações e comunidades que possam estar relacionadas às perturbações causadas pela alteração de habitat como supressão de vegetação e a presença de maquinários durante a fase de implantação de empreendimentos, propondo medidas mitigadoras a fim de minimizar os impactos ambientais. A A Bicho do Mato tem uma longa experiência em monitoramentos de fauna terrestre, alada e aquática em empreendimentos da VALE, ANGLO AMERICAN, RENOVA , VLI, FCA, MRDM, MAGNESITA, HIDROBIOLOGY, BHAIRPORT e outros em Minas Gerais, Bahia, Pará, Mato Grosso, Maranhão icluindo monitoramentos com radiotelementria de médios e grandes mamíferos como o Lobo-Guará.

Atualmente a Bicho do Mato coordena o maior estudo de monitoramento linear de fauna na região sudeste do Brasil, em extensão geográfica e do número de espécies coletadas. O projeto está no seu terceiro ano e atende à Fundação Renova.
Utilização da metodologia RAPELD, proposta pelo IBAMA para padronização dos dados obtidos.

+200 profissionais participam da execução do projeto
+140 mil registros de espécies já foram catalogados
16 grupos faunísticos pesquisados

Monitoramento de Flora

.

Monitoramento e controle de processos erosivos

.

Resgate Arqueologico

Resgate arqueológico são ações aplicadas à áreas onde forem identificados sítios arqueológicos, exigidas nas diversas fases de licenciamento ambiental.
Estas atividades tem o propósito de salvaguarda do bem arqueológico, para o entendimento dos vestígios encontrados em uma área de interesse científico, formando coleções
de referência cultural através de seu resgate.

Resgate de Fauna

O Resgate de Fauna consiste em atividades que promovam a condução ativa de animais que eventualmente possam sofrer impactos diretos com a instalação e/ou operação de empreendimentos, estando geralmente atrelados a supressão de mata nativa ou enchimento de reservatórios no caso de instalação de barragens. Os animais a serem resgatados podem ser destinados à instituições previamente definidas conjuntamente com o órgão licenciador, afugentados para áreas preservadas do entorno imediato, ou ainda realocados em outras área. O Programa envolve uma série de variáveis, como o grupo de animais a serem resgatados e o tipo de empreendimento que irá causar o impacto. Fatores que determinarão toda a logística a ser empregada no resgate. A Bicho do Mato possui intensa e longa história de atuação nesta atividade, iniciando com resgate e afugentameto de fauna durante os trabalhos e supresssão de vegetação para a VALE, ANGLO AMERICAN, EQUINOX GOLD.
Atualmente já atendemos mais de 10 empresas com o serviço de resgate.


O resgate geralmente é desenvolvido durante a implantação do empreendimento. Nessa fase, a equipe da Bicho coleta os organismos – animais ou vegetais – em seu habitat, dentro da área que será afetada pelo empreendimento. Os indivíduos coletados são registrados, marcados, recebem cuidado para manutenção de sua saúde e são destinados a uma área de soltura que tem características semelhantes ao ambiente adequado a sua espécie.

Resgate de Flora

.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato!