Estudo e Avaliação ambiental

A Bicho do Mato elabora estudos estratégicos e avaliações criteriosas para decisões importantes para o cliente final. Com qualidade e experiência são elaborados produtos específicos de acordo com a necessidade real de cada empreendimento.

31

Planos de Manejo elaborados para 6 clientes

4

Planos de Ação Nacional

6

Outros estudos e avaliação

Clique no botão e consulte um especialista

Interessado em nossos serviços?

Serviços de Estudo e Avaliação

Cadastro Socioeconômico

O Cadastro Socioeconômico ou Censo é uma forma de identificar e registrar a população que poderá ser atingida pelo empreendimento. As pesquisas visam ter conhecimento prévio das famílias que moram próximo aos empreedimentos que geram impactos ambientais.

Em geral, os projetos de censo ou cadastro socioeconômico são realizados por meio de: Questionário aplicado às famílias. Reuniões de alinhamento e treinamento de profissionais. Preparação de famíliar para trazer compreensão os processos do INCRA e ampliar as chances de serem assentadas legalmente. Definir suporte tecnológico e infraestrutura para a realização do censo. Realizar pesquisa/investigação socioeconômica com base em análise de dados coletados em campo.

Corredor Ecológico

Os estudos de viabilidade para criação de corredor ecológico visam assegurar áreas que unem fragmentos florestais ou unidades de conservação com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, dispersão de sementes e aumento da cobertura vegetal.
A criação dos corredores ecológicos pode ocorrer em três momentos: da criação de uma Unidade de Conservação, na elaboração de Plano de Manejo; ou na revisão de Plano de Manejo.

barragem

Estudo de Disponibilidade Hidrica

O estudo de disponibilidade hídrica é feito para subsidiar o processo de outorga de captação e serve para avaliada o volume das descargas líquidas médias dos cursos de água de uma determinada bacia hidrográfica para comparar com os volumes de água disponíveis (outorgados) e futuro, ou seja, com a demanda atual e projetada.

Levantamento de aspecto e impacto ambiental para ISO 14000

Este estudo que é parte do processo de certificação da ISO 14.000, consiste em investigar os processo e tarefas do empreendimento para levantar as ações geradoras por esses em interação com o meio ambiente local, indicando as alterações que comprometem a qualidade ambiental de um determinado lugar.

Plano de Ação Nacional

Os Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN) são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e assim protegê-los. O objetivo geral dos planos é aprimorar o conhecimento sobre as espécies ameaçadas e mitigar as atividades impactantes, promovendo a conservação e a recuperação da fauna e flora.

De maneira geral, as etapas de elaboração de um plano de ação envolvem a organização e análise de informações para identificação das ameaças e atores; a identificação dos objetivos, metas e ações estratégicas para promover uma mudança do risco de extinção das espécies, por meio de oficinas de planejamento participativo; a aprovação por meio da portaria do ICMBio; a implementação das ações recomendadas; a publicação do Sumário Executivo e do Livro do PAN; e o acompanhamento sistemático da execução do plano por meio de um processo de monitoria e refinamento contínuo, a ser executado por um Grupo Assessor.

Plano de Manejo

O Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação é o “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade” (BRASIL – SNUC, 2000). Esse instrumento, exigido a toda Unidade de Conservação, dita as normas e regulamentos que serão seguidos pelo gestor da Unidade e demais partes interessadas em busca do cumprimento dos objetivos de conservação dos ecossistemas naturais.

A Bicho do Mato Meio Ambiente tem executado nos últimos anos vários Planos de Manejos para órgão público (IEF/MG) e privado (AngloAmerican; Vale S.A) – apresentando documentos sucintos, práticos e de fácil leitura e compreensão, adequado à aplicação do gestor da unidade de conservação e ao público de interesse. A tradução do conteúdo técnico produzido através de roteiros metodológicos, termos de referência complexos e os recursos visuais aplicados nos Planos de Manejo, produzidos pela Bicho do Mato Meio Ambiental, constituem o diferencial do nosso produto.

Projeto Paisagistico

A Bicho do Mato, visando diversificar sua atuação, amplia seu portfólio com projetos paisagísticos de arquitetura. Os serviços abrangem áreas residenciais até grandes áreas de empreendimentos minerários, aeroportuário e demais setores, respeitando as características de cada região, empresa e finalidade do projeto. O projeto de paisagismo é elaborado com bases e resolução adequadas a se obter os melhores resultados de desempenho paisagístico, ambiental e de vivência cotidiana das pessoas. As etapas do projeto compreendem: visita técnica, com registros fotográficos e diálogos entre as partes para entendimento levantamento da demanda.

Este projeto é composto por três tipos de principais: Projeto Conceitual que tem como propósito entender as necessidades e buscar informações sobre sistemas construtivos, tecnologia e materiais. Analisar as possíveis alternativas e selecionar a melhor que atende aos requisitos necessários e indicar soluções de projeto. Em seguida, elabora-se o Projeto Básico com a apresentação da Planta geral com indicações das áreas objetio de tratamento paisgístico. especificação das espécies vegetais e levantamento do quantitativo de materiais e serviços e respectivo orçamento junto à planilha de preços. O resumo executivo, memorial descritivo e as plantas separadas para locação das espécies e outra para indicação das espécies propostas. Por fim, o Projeto Executivo, que representa a fase que são detalhadas os elementos suficientes para a execução completa de uma obra ou serviço com base no projeto básico. Este último, apresenta detalhadamente todo componente proposto para o projeto, incluindo as etapas para implantação do paisagismo e orçamento executivo.

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato!